Grupo: Miguel Ângelo Marques Leão e Patrícia Alexandra dos Santos Vinhais
Resumo da Proposta: Acompanhamento individualizado, ao domicílio e gratuito, a alunos do 2º ciclo de escolaridade do Ensino Básico (CEB), com um perfil social e económico débil, por forma a serem trabalhadas, entre outras, as suas competências cognitivas, mas principalmente, metacognitivas, para que, ao longo das sessões, os alunos se tornem cada vez mais autónomos e conscientes da sua aprendizagem. O acompanhamento ao domicílio permite identificar e chegar a contextos remotos e realmente desfavorecidos e que de outra forma não seriam possíveis de considerar. Mas, mais importante do que isso, permite criar relação e envolver os familiares diretos dos alunos (por vezes, sem competências de apoio ao estudo) no seu processo de ensino-aprendizagem, de uma forma mais consistente, através da disponibilização de um conjunto de ferramentas. Esta aproximação aos familiares das crianças é a chave desta ideia. Por um lado, porque facilita o processo de identificação de necessidades urgentes nestes lares e, por outro lado, porque, ao serem empoderados e dotados de ferramentas que lhes permitam apoiar os seus educandos, os familiares vão ter um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, garantindo, dessa forma, a sustentabilidade do projeto. Os motivos que alicerçam esta proposta estão relacionados com a forma como o contexto socioeconómico afeta o desempenho e o acesso às oportunidades de uma criança ao longo da sua vida; com as debilidades do sistema educativo; e com as consequências do ensino à distância, nomeadamente no que diz respeito à aprendizagem, à criação de relação e ao desenvolvimento de competências socioemocionais.