“Horta Urbana de Amarante” é o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021. Com 34% da votação, a proposta de Sérgio Jesus, Catarina Cunha, Manuel Pinto e Samuel Pereira consiste na criação de um espaço para a prática da horticultura de lazer em Amarante. “A nossa ideia não se limita à construção objetiva de uma horta, mas passa também pelo desenvolvimento de atividades que fomentem a consciencialização para as práticas sustentáveis de produção agrícola e consumo responsável, nomeadamente com ações de formação e com a criação do compostor comunitário, dois elos importantes deste projeto”, explicam os autores da “Horta Urbana de Amarante”.
O projeto vencedor da 6.ª edição do OPJ - que irá receber até 15 mil euros para a implementação do projeto - foi divulgado na Conferência Municipal da Juventude “Next Level”, que decorreu este fim-de-semana. Na cerimónia, o presidente do Município, José Luís Gaspar, entregou o Diploma e o Prémio a Sérgio Jesus, representante dos vencedores.
Do desporto à cultura, passando pelo ambiente, empreendedorismo, urbanismo e ação social, o OPJ 2020/2021 recebeu oito projetos que, no total, contabilizaram 253 votos. Ao projeto vencedor seguiram-se: “Espaço Municipal de Criadores”, com 20% dos votos; “Festival de Cinema de Amarante”, com 12%; “Corrida à Moda Antiga”, com 11%; “Os Galgos D`Amarante”, com 8%; “A Arte Saiu à Rua”, com 7%; “Reduz Amarante”, com 6%; e “(A) Voz de Dentro”, com 2% dos votos. A votação decorreu de 27 de março a 10 de abril na plataforma do Orçamento Participativo Jovem, sendo conduzida pela Comissão Eleitoral, constituída por três elementos do Conselho Municipal da Juventude: Inês Batista, Pedro Ribeiro e Rúben Cunha.
O OPJ foi lançado em 2015 com o intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local.